Projeto
The Viking’s Lands
Professora
responsável: Alessandra Borges
Apresentação
Este
projeto visa abranger o conhecimento dos alunos de língua inglesa no
que diz respeito à influência dos povos Escandinavos na formação
cultural e linguística da língua inglesa, tendo em vista contexto
histórico, os povos nórdicos foram os principais desbravadores na
Idade do Ferro. Com sua primeira chegada a Inglaterra no século VII
e com sua ocupação no século X, marcaram significativas mudanças
e acordos com os povos Anglo-Saxões, marcando como herança cultural
expressões linguísticas, crenças religiosas, táticas de guerra,
estruturas arquitetônicas, vestimentas entre outros.
Habilidades
Inferir
significado no vocabulário considerando o contexto, desenvolver
estratégias de pesquisa em grupo, sintetizar e armazenar informações
relevantes para conhecimento cultural, leitura e interpretação
textual, performização teatral, releitura de textos ingleses
considerando o contexto histórico.
Objetivo
Este
projeto tem como objetivo levar aos alunos o desenvolvimento de uma
Feira Medieval com temática Viking para ser apresentada para a
escola, compartilhando as experiências e conhecimento de cada um
para os outros estudantes. Nesta feira Viking os alunos apresentarão:
alimentação típica, lugares desbravados e habitados pelos Vikings,
roupas típicas de acordo com a faixa de ocupação de cada um,
jogos, símbolos, o trançado Viking nas roupas e cabelos, literatura
e uma peça teatral representando o panteão Viking.
Participação
Estão
convidados todos os alunos que possuam interesse em participar do
projeto desde que estes possuam aulas ministradas pela professora
responsável.
Feira
Medieval – Viking Land
Professora
Coordenadora: Alessandra Borges – Língua Inglesa
Espaço utilizado:
Anfiteatro
Data
estipulada:____________
Tempo
estipulado:_____________
Séries: 1º
TEMA
|
DESENVOLVIMENTO
|
ALUNOS RESPONSÁVEIS
|
Deuses |
Em folhas sulfites, serão impressos separadamente a imagem do
Deus Nórdico e suas características principais. Em um suporte de
papelão, os imagens e textos serão coladas para que os mesmos
sejam expostos na feira como display.
|
|
Livros |
Livros com histórias inspiradas na mitologia viking ou com
temática nórdica serão expostos para apreciação, conhecimento
das influencias nórdicas e leitura livre dos resumos impressos em
folha sulfite.
|
|
Arquitetura (casas e drakkar) |
Os alunos montarão maquetes das casas e dos barcos vikings.
|
|
Instrumentos Musicais |
Os alunos após pesquisa previa sobre o nome e os instrumentos
musicais vikings montarão os instrumentos de forma artesanal
(papelão, massa de modelar, isopor) para recriar o instrumento de
forma lúdica.
|
|
Roupa |
Os alunos farão pesquisas sobre as vestimentas típicas dos
vikings e em folha sulfite poderão imprimir ou desenhar as roupas
(fazendeiro, guerreiro, mulher, criança) o que vestiam de acordo
com faixa etária, sexo ou idade.
|
|
Alimentação |
Como os vikings se alimentavam, pratos típicos e estoque de
alimento. Apresentação impressa ou por desenho com a receita de
pratos em inglês e português |
|
Jogos |
Jogos de tabuleiro montados de forma artesanal. Os alunos
estudarão as regras para estimular os alunos visitantes a jogarem
e conhecerem diferentes entretenimentos.
|
|
Símbolos |
Os símbolos nórdicos poderão ser impressos, desenhados ou
realizados artesanalmente. Junto ao símbolo devera constar seu
significado e nome. |
|
Mapas |
Mapa Mundial com representação dos países onde os vikings
viviam e aonde os vikings mais tarde vieram a ocupar. Pode ser
impresso ou desenhado.
|
|
Runas |
O que são, seus significados e o jogo das runas.
|
|
Som ambiente
|
Bandas com tema viking para ambientalizar a feira.
|
|
Tranças |
Os alunos pesquisarão e poderão ter modelos para realizar as
tranças ou interagir com os alunos visitantes |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário